Feria de San Lucas - Jaén - Espanha

Nossa Uerjiana Débora, do curso de Letras Português-Espanhol, que está na Universidade de   Jaén, conseguiu um tempinho entre seus estudos, que segundo ela no mês de janeiro são intensos na Espanha, e compartilhou com a gente duas fotos da Feira de San Lucas que acontece todo mês de outubro em Jaén. Segundo Débora, esse tipo de Feira existe em várias partes de Andaluzia (sul da Espanha).


Bailaoras1

Bailaoras2


Segue abaixo o texto que Débora gentilmente nos enviou junto com as fotos. Ela relata como acontece esta feira e também a Feira de Abril.



***
Em Sevilha acontece a Feria de Abril, para aqueles que fizerem intercâmbio no primeiro semestre ou para aqueles que ficam o ano todo. Como é um evento que acontece no calor, dizem ser mais movimentada e melhor que a de Jaén, inclusive é a mais famosa. 

Todas essas ferias eram antigamente “feiras” de fato, onde se vendiam gados. Com o tempo viraram festas apenas. Montam-se barracas, como as de festa junina, mais ou menos, e se vendem comidas, bebidas e algumas são miniboates, onde podemos entrar e dançar à vontade, sem pagar pra dançar, aliás, a Feria em si é de graça, paga o que consumir. 

As barracas se chamam “casetas” (que de fato são como pequenas casas), e na foto estão as “bailaoras” ou “sevillanas”, são dançarinas de Flamenco, mas não necessariamente são dançarinas, muitas apenas se vestem assim, que é algo muito típico de Andaluzia. 

A Feria acontece durante uma semana inteira, o dia todo, todo dia. 

Durante o dia há mais comidas e danças típicas, sendo a maioria dos frequentadores famílias e pessoas mais velhas. 

Durante a noite é o momento dos jovens, com as casetas de boate abertas (só funcionam à noite e fecham de manhã cedo), onde se pode sair de uma caseta a outra quando quiser e dançar o que estiver afim, inclusive há casetas com Flamenco à noite também, mais frequentadas pelo pessoal mais velho, outra com músicas espanholas dos anos 80, mais frequentadas pelos nativos de fato. 

As com músicas mais modernas e de ritmos mais variados são as mais frequentadas pelos intercambistas. 

Durante a semana da Feria, alguns professores podem liberar as turmas de ter aula, mas não são todos, de qualquer forma, a vida acadêmica fica um pouco mais puxada depois da Feria, é como o Carnaval no Brasil. Além disso, a Feria é um ótimo momento para se integrar à cultura e aos nativos, além de conhecer outros intercambistas de diversas partes do mundo.



por Débora Guerra.

***

Acrescentamos ao texto um vídeo do YouTube que mostra a vista geral da Feira de San Lucas.


2 comentários:

  1. Muitooo boa essa feira =D nos divertimos muiiitoo ne dona Debora?? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, sim! Verdade, dona Paula! :D
      Agora vamos nos divertir fazendo as provas e os trabalhos neste frenético janeiro... hehe

      Excluir