Decidi, quero fazer intercâmbio! por Jessica Carvalho

Assim que entrei na faculdade meus planos eram estudar aquilo que eu gostava e conseguir um estágio para logo colocar em prática. Entrei e tão logo isso aconteceu. Não sei se por sorte ou destino, pelo menos até então, acredito que estou na profissão que quero seguir daqui pra frente e isso consequentemente atraiu muitas outras coisas.

Com o passar dos períodos na faculdade fui criando metas para o futuro e construindo pouco a pouco novos sonhos e desejos. Mudamos a nossa percepção de futuro e percebemos, também, que certas coisas não são assim tão simples quanto pensávamos há 10 anos. Provavelmente quando eu tinha uns 11 anos pensava em me casar até os 21 e ter filhos até os 23. Como mudou...  Talvez o destino não reserve isso para mim, não agora, não nessa idade. Talvez o meu “hoje” aos 21 anos seja para pensar em como tem muito que aproveitar. Em como há muito o que conhecer lá fora. E que observar apenas um mundo já não me bastava. Quis viajar, tirar as “lentes” da minha cultura que me censurava de entender as outras. 


Quis fazer intercâmbio. Mas cadê o dinheiro? 
Eis que com um pouquinho de sorte e ajuda do universo, eu conseguirei - pensei. E Consegui.

Desde que coloquei na cabeça a ideia de fazer intercâmbio, não importasse para onde fosse, tratei de correr atrás de bolsas de estudos. Na Uerj, infelizmente, as oportunidades são mais restritas para o meu curso. Até mesmo o Governo com o programa Ciências Sem Fronteiras “privilegia” outros cursos. Mas vamos correr atrás. Não é? Já havia me inscrito duas vezes no Programa Fórmula Santander, uma vez no Ciências Sem Fronteiras e duas no Programa de Bolsas Ibero-americanas, também do banco Santander. E na última tentativa eu consegui. Fui contemplada com uma bolsa do programa de bolsas Ibero-americanas! 

Ao ver o resultado fiquei por um momento imensamente feliz e em outro momento quase em desespero. Rsrs É engraçado que quando você conquista algo que tanto queria, a ficha cai lentamente e você custa a acreditar. Na realidade, acho que até o momento ela não caiu completamente. Talvez o novo assusta num primeiro instante. 


O mais surpreendente, para mim e para todos, é o destino: Medellín, Colômbia. Quando falo para onde irei, a pessoa por alguns segundos abre bem os olhos com ar de espanto e solta um inusitado “que diferente!”. Rsrs Alguns se assustam e me perguntam o porquê do país. E outros já estão falando por ai que eu selecionada para entrar nas FARC. Divirto-me com esse fuzuê todo! Hahahaha Esse programa de bolsas contemplava 5 alunos da UERJ e a opção de destino era, no caso da UERJ, a Colômbia. 

Vou viajar no próximo mês, por volta dos dias 13 a 20 de agosto. Nem preciso dizer que a ansiedade está a mil. Nunca fiquei tanto tempo longe de casa, ainda mais sozinha. Terei que aprender a me “virar” melhor. Usar de todo o meu espanhol, rsrs. O intercâmbio vai durar uns 5 meses, rapidinho! Mas, dependendo de quando começar minhas aulas aqui na UERJ, eu pretendo passar por outras cidades além de Medellín e, quem sabe, passear também por outros países até voltar de vez para o Rio. ;) 

Novidades é o que não me faltará! =]
A felicidade fez uma visitinha para mim e resolveu ficar por um longo tempo. 


"Living young and wild and free" ;)

Observação: Texto escrito por Jessica em 29/07/2012 quando soube que viajaria para Colômbia.


Um comentário:

  1. Olá,
    Meu nome é Luana. Acabei de ingressar na UERJ. Mas já tenho muita vontade de fazer um intercambio. Andei pesquisando as opçoes que alunos da UERJ têm em relaçao a programas aos quais a mesma está conveniada. Um deles era o CSF que, infelizmente, hoje nao há mais essa opçao. Ou pelo mernos por enquanto. Procurei saber se a UERJ é conveniada ao Santander Universidades, mas nao encontrei o nome na lista. Como vc conseguiu? Pode me orientar de como conseguir bolsas pra intercambio possiveis atualmente? Dicas de como me preparar antecipadamente... sei que há um periodo minimo pra poder começar um imtercambio, mas quero me preparar desde ja.
    Grata!

    ResponderExcluir