O que é Erasmus?

Erasmus é o nome de um Programa que foi estabelecido em 1987, ele faz o apoio interuniversitário para mobilidade de estudantes e professores do Ensino Superior nos estados membros da União Européia e nos estados associados. A Comissão Européia é  a responsável pela execução global do programa.

O programa recebeu o nome do filósofo Erasmo de Rotterdam, e o que motivou a escolha foi o fato dele ter vivido e trabalhado em várias partes da Europa buscando conhecimentos e experiências através do contato com outros países, ele se tornou precursor de bolsas de mobilidade ao deixar sua fortuna para a Universidade de Basel.

E.R.A.S.M.U.S. também é uma sigla para European Region Action Scheme for the Mobility of University Students (Esquema de Ação Regional Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários).

O Programa permite que alunos estudem em outro país por um período entre 3 e 12 meses.

Este programa foi incorporado ao Programa Sócrates, que foi criado em 1995 e substituído pelo Programa Sócrates II, em janeiro de 2000, que posteriormente foi, também, substituído pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (2007-2013).

Resumindo é o que a Fernanda nos explicou:

***


ERASMUS são todos os alunos intercambistas,  formalmente, só é aplicado para os estudantes europeus, mas na verdade, entre os estudantes, todos nós somos Erasmus! =)

por Fernanda Sofieti (Intercambista de Serviço Social na Espanha)



***


Fonte: http://ec.europa.eu/education/erasmus/history_en.htm (acessado em 15.01.2013)
http://ec.europa.eu/education/lifelong-learning-programme/erasmus_en.htm (acessado em 15.01.2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário