Estão abertas até o dia 14 as inscrições para intercâmbio estudantil na França, na modalidade sanduíche, pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF). No total, estudantes de 18 áreas podem pleitear vagas. O universitário contemplado receberá uma bolsa no valor de € 870 (cerca de R$ 2,3 mil) por mês, auxílios para instalação, deslocamento, compra de material didático, seguro saúde e taxa de matrícula. O início das atividades nas universidades francesas está previsto para setembro.
As áreas que podem concorrer a vagas são:
- engenharias;
- ciências exatas e da terra;
- biologia, ciências biomédicas e da saúde;
- computação e tecnologias da informação;
- tecnologia aeroespacial;
- fármacos;
- produção agrícola sustentável;
- petróleo, gás e carvão mineral;
- energias renováveis;
- tecnologia mineral;
- biotecnologia;
- nanotecnologia e novos materiais;
- tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais;
- biodiversidade e bioprospecção;
- ciências do mar;
- indústria criativa;
- novas tecnologias de engenharia construtiva; e
- formação de tecnólogos.
Os graduandos brasileiros matriculados em universidades da França poderão permanecer por 12 meses para conclusão dos estudos em tempo integral. Há ainda a possibilidade da extensão da bolsa por até seis meses, para estudo do idioma francês, caso necessário. Parte deste período poderá ser dedicado a estágio de pesquisa ou inovação tecnológica, em instituições ou centros de pesquisa.
QUEM PODE CONCORRER
O candidato deverá obrigatoriamente estar matriculado em algum dos cursos de graduação citados, ter frequentado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo definido para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos; apresentar perfil de aluno de excelência baseado no bom desempenho acadêmico, segundo critérios da instituição de ensino superior, e apresentar teste de proficiência no idioma francês. Acesse a chamada aqui.
PRAZOS
O resultado do teste de proficiência deverá ser enviado pelos candidatos até 10 de fevereiro. Já o período previsto para o início do aperfeiçoamento do idioma no exterior são os meses de julho e agosto deste ano. A divulgação do resultado final com os selecionados para o intercâmbio será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página do programa Ciência sem Fronteiras, entre os dias 14 e 18 de fevereiro.
BENEFÍCIOS
Além da bolsa, os estudantes terão direito a cinco benefícios: os auxílios instalação, pago em parcela única para despesas iniciais de acomodação, e deslocamento, para passagens aéreas de ida e volta; a compra de material didático, o que inclui a possibilidade da aquisição de um computador portátil ou tablete; o pagamento do seguro saúde e o da taxa de matrícula.
Os candidatos que já estiverem no exterior não terão direito ao auxílio instalação e à passagem de ida, caso sejam contemplados com a bolsa de intercâmbio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário