segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Estão abertas as inscrições para intercâmbio estudantil na França


Estão abertas até o dia 14 as inscrições para intercâmbio estudantil na França, na modalidade sanduíche, pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF). No total, estudantes de 18 áreas podem pleitear vagas. O universitário contemplado receberá uma bolsa no valor de € 870 (cerca de R$ 2,3 mil) por mês, auxílios para instalação, deslocamento, compra de material didático, seguro saúde e taxa de matrícula. O início das atividades nas universidades francesas está previsto para setembro.


As áreas que podem concorrer a vagas são:


  1. engenharias; 
  2. ciências exatas e da terra;
  3. biologia, ciências biomédicas e da saúde; 
  4. computação e tecnologias da informação; 
  5. tecnologia aeroespacial; 
  6. fármacos; 
  7. produção agrícola sustentável; 
  8. petróleo, gás e carvão mineral; 
  9. energias renováveis; 
  10. tecnologia mineral; 
  11. biotecnologia; 
  12. nanotecnologia e novos materiais; 
  13. tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; 
  14. biodiversidade e bioprospecção; 
  15. ciências do mar; 
  16. indústria criativa; 
  17. novas tecnologias de engenharia construtiva; e 
  18. formação de tecnólogos.
Os graduandos brasileiros matriculados em universidades da França poderão permanecer por 12 meses para conclusão dos estudos em tempo integral. Há ainda a possibilidade da extensão da bolsa por até seis meses, para estudo do idioma francês, caso necessário. Parte deste período poderá ser dedicado a estágio de pesquisa ou inovação tecnológica, em instituições ou centros de pesquisa.

QUEM PODE CONCORRER

O candidato deverá obrigatoriamente estar matriculado em algum dos cursos de graduação citados, ter frequentado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo definido para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos; apresentar perfil de aluno de excelência baseado no bom desempenho acadêmico, segundo critérios da instituição de ensino superior, e apresentar teste de proficiência no idioma francês. Acesse a chamada aqui.

PRAZOS

O resultado do teste de proficiência deverá ser enviado pelos candidatos até 10 de fevereiro. Já o período previsto para o início do aperfeiçoamento do idioma no exterior são os meses de julho e agosto deste ano. A divulgação do resultado final com os selecionados para o intercâmbio será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página do programa Ciência sem Fronteiras, entre os dias 14 e 18 de fevereiro.

BENEFÍCIOS

Além da bolsa, os estudantes terão direito a cinco benefícios: os auxílios instalação, pago em parcela única para despesas iniciais de acomodação, e deslocamento, para passagens aéreas de ida e volta; a compra de material didático, o que inclui a possibilidade da aquisição de um computador portátil ou tablete; o pagamento do seguro saúde e o da taxa de matrícula.
Os candidatos que já estiverem no exterior não terão direito ao auxílio instalação e à passagem de ida, caso sejam contemplados com a bolsa de intercâmbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário